Hoje em dia se tornou cada vez mais comum a realização de compras online, no entanto, com isso, os criminosos virtuais encontram novas formas de aplicar golpes e tirar proveito de outros usuários da rede a partir de sites falsos, feitos para roubar dados, fraudar compras e transações financeiras.
Sabendo disso, é de extrema importância se atentar e suspeitar. O Dr. Jonatas Lucena, advogado especialista em segurança e direito digital revela que existem alguns truques para verificar a autenticidade desses portais, veja a seguir:
- Pesquise no Google
Pesquise o nome do site no Google e verifique os resultados. Dessa forma você encontrará informações sobre a reputação do site e até avaliações. Vale ressaltar que, quando o portal é confiável, o Google o posiciona nos primeiros resultados de pesquisa, junto com suas informações de contato.
- Verifique a conexão
Busque pela sigla https e veja se contém um selo de proteção verde (cadeado) garantindo a proteção de seus dados. Esse recurso significa que o site em questão utiliza um canal de comunicação criptografado entre seu computador e o servidor.
- Use o Whois
O Whois é uma plataforma onde os domínios são registrados. Lá você pode buscar pelo nome do site em questão e verificar informações como: nome do responsável, CPF, CNPJ e etc.
- Confira o Link
Verifique se o link está, de fato, correto. Alguns cibercriminosos criam sites com pequenas alterações no link para confundir as vítimas, trocando, por exemplo, o ‘o’ de Google, por um ‘0’ (zero). Trata-se do crime homográfico que imita o visual de sites famosos para aplicar golpes.
Atente-se e lembre-se de não passar seus dados pessoais sem antes verificar a procedência do canal de comunicação.
Se precisar de auxílio, não hesite em contatar o escritório de advocacia do Dr. Jonatas Lucena. Estamos à disposição para elucidar suas dúvidas e solucionar quaisquer problemáticas existentes no espaço digital. Acesse o site para mais informações: www.drjonatas.com.br.