sexta-feira, junho 24, 2022

Curiosidades sobre ginástica artística – por Weber Micael da Silva.

Weber Micael da Silva diz ter ficado extremamente feliz dia 29/07/2021, quando a primeira ginasta brasileira, Rebeca Andrade, se tornou medalhista em Jogos Olímpicos. Com isso, ele trouxe algumas curiosidades sobre esse esporte, confira: 

  • Weber Micael da Silva fala que gosta do esporte justamente por se constituir em conjuntos de exercícios corporais e sistematizados aplicados em competições, a primeira curiosidade é que o esporte nasceu na Grécia e no Egito por volta de 2600 a.C e os romanos adotaram a ginástica como treinamento militar, mas ela desapareceu quando os Jogos Olímpicos foram banidos.
  • Porém, Weber Micael da Silva conta que a modalidade voltou em  1811, na Alemanha, por obra do professor Friedrick Ludwing Jahn, que inventou alguns dos equipamentos usados até hoje, como as barras paralelas e horizontais, o cavalo e as argolas. 
  • A terceira curiosidade que Weber Micael da Silva fala é de que a Alemanha foi o país responsável por levar a modalidade para a Europa e consequentemente para outras partes do mundo. E consequentemente, em 1986, a modalidade entrou para os jogos olímpicos, e antes disso já estava presente nos jogos Pan-Americanos. Porém, somente em 1928, que as mulheres começaram a competir.
  • Trazendo a história para o Brasil, Weber Micael da Silva acha importante dizer que a modalidade chegou aqui no final do século XIX, em 1858, através de imigrantes europeus, sendo Joinville,  a cidade pioneira na criação de uma sociedade voltada para os ginastas. 
  • Weber Micael da Silva termina dizendo que o nosso primeiro campeonato foi em 1950, contando somente com atletas de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, e que somente por volta de 1978, a modalidade ganhou destaque em outras regiões do Brasil.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -
Ultimas Notícias

Aldo Rebelo afirma que censura em redes sociais é ‘talvez mais perigoso’ que fake news

O ex-ministro da Defesa, Aldo Rebelo (PDT), considera que um possível impeachment de ministros do Supremo Tribunal Federal não...