segunda-feira, agosto 15, 2022

Perfil de um profissional do Direito

O ofício de um profissional do Direito é muito prestigiado em todo o mundo, porém, para atuar na área não é apenas necessário conquistar boas notas em provas e na faculdade. O Dr. Franklin José de Assis explica que , além dos estudos, a pessoa que precisa que almeja seguir a área deve se enquadrar em qualidades que a própria profissão exige.

Com mais de doze anos de carreira jurídica, o advogado criminalista comenta que, em sua trajetória, além do estudo e prática do ofício, Franklin José de Assis comenta que, em diversos momentos de desafios, sua determinação e missão o auxiliaram no enfrentamento e superação. Por isso, o ramo do Direito exige que seu exercício tenha, além de conhecimento, os atributos pessoais para dar seguimento na carreira. O especialista criminal traçou algumas das características essenciais para aqueles que desejam seguir a área jurídica.

Desafios não são barreiras

Um dos pontos reforçados por Franklin José de Assis é que, durante sua carreira, diversos foram os desafios que apareceram pelo caminho e tiveram que ser superados. Desse modo, a carreira exige do profissional a determinação para não desistir facilmente, visto que se trata de um ofício que busca solucionar e encontrar os melhores meios para resolver um problema. Sendo assim, espera-se desse profissional determinação, além de perfil analítico, observador e racional. 

Sede da justiça

Franklin José de Assis explica que a sede da justiça é o que move o profissional da área. Aqueles que seguem a carreira jurídica estão trabalhando em defesa de um bem comum: a ordem social, ou seja, esse indivíduo se preocupa com os civis e querem garantir, da melhor maneira possível, um tratamento justo para todos. Por isso, aqueles que se incomodam em situações de injustiça a ponto de sentir a necessidade de interferência e busca por auxílio possuem um perfil adequado. 

Não se abalar sob pressão 

Para se optar pela carreira jurídica, deve-se ter em mente que é um trabalho realizado sob pressão. O Dr. Franklin José de Assis esclarece que o perfil do profissional é de alguém que não tem o raciocínio abalado em momentos de pressão, não possui dificuldades de contornar e lidar com críticas e argumentações que divergem da sua. Por isso, para construção de uma carreira de Direito, o indivíduo deve ser autoconfiante em seus pontos, sempre mantendo a calma e ponderando a situação para manter sua defesa inabalada.

Gosto pela leitura e pela escrita

Outro ponto fundamental reforçado pelo advogado criminalista, Franklin José de Assis, é o gosto pela leitura e pela escrita. A pessoa que escolhe essa área tem que ponderar que haverão leituras técnicas durante o estudo do ofício, mas – além disso – o empenho em ler deve nascer antes da entrada no curso, uma vez que o estímulo dessa ação é essencial para pesquisas, interpretação e análise de leis. 

Uma pessoa sempre atualizada

O Dr. Franklin José de Assis comenta também que o profissional da área jurídica não encerra seus estudos na Graduação. O Direito é uma ciência que acompanha as evoluções e transformações sociais e culturais da nação. Por isso, é uma carreira que, por si só, exige que o indivíduo mantenha-se atualizado das questões de seu país e do mundo, pois essas refletirão diretamente nos rumos e mudanças do próprio ofício. 

Perfil ético e discreto

Por fim, ser uma pessoa ética e discreta é fundamental para a carreira jurídica. O indivíduo que trabalha na área precisa manter discrição e imparcialidade com seus clientes e situações, evitando emitir opiniões próprias e públicas. Além do mais, o Dr. Franklin José de Assis ressalta que manter a preservação da própria imagem para separar a vida pessoal da profissional, evitando exposições públicas é uma das atribuições do ofício, uma vez que o trabalho envolve total dedicação e aparição no meio social. 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -
Ultimas Notícias

Aldo Rebelo afirma que censura em redes sociais é ‘talvez mais perigoso’ que fake news

O ex-ministro da Defesa, Aldo Rebelo (PDT), considera que um possível impeachment de ministros do Supremo Tribunal Federal não...