sexta-feira, junho 24, 2022

Por que promover inclusão nas empresas?

O ato de incluir indivíduos distintos entre si para compor um time de colaboradores de uma empresa não é algo escolhido aleatoriamente ou para preenchimento de cotas. Marcio Alaor de Araújo, especialista financeiro e empresário, levanta o debate que tem ganhado força dentro das empresas: a necessidade de tornar o espaço de trabalho um ambiente inclusivo e de diversidade.

Para Marcio Alaor de Araújo, promover inclusão nas empresas é muito mais do que realizar a contratação de mais um funcionário, ela está ligada a pessoas que carregam vivências e individualidades que as tornam singulares. Desse modo, trabalhar a inclusão é transformar diretamente o espaço de trabalho através da cultura organizacional. 

Além disso, o empresário Marcio Alaor de Araújo esclarece que a diversidade corporativa é vista como responsabilidade social por parte da empresa, isso porque se trata da formação de um espaço diverso e inclusivo em que os colaboradores são tratados com respeito e de modo igualitário ao acesso de oportunidades e espaços de ação dentro da empresa.

Para iniciar o processo de modificação do espaço empresarial com intuito de torná-lo mais inclusivo, é essencial iniciar por uma análise geral da empresa, verificando como a diversidade está presente nela no momento. Marcio Alaor de Araújo ressalta que, a partir disso,  é possível estabelecer estratégias e objetivos para tornar a empresa inclusiva e diversificada. 

A inclusão nas empresas, como se mostra socialmente, é uma pauta cada vez mais levantada nas áreas profissionais. Trata-se não somente de uma luta de minorias por seu espaço no mundo do trabalho, mas também de uma ação positiva em resultados para a empresa. Do ponto de vista de Marcio Alaor de Araújo, aplicar políticas de diversidade e inclusão traz diversas vantagens para a empresa: aumento da criatividade e produção, redução de conflitos, prática de respeito, melhoria da saúde mental e emocional no espaço, motivação dos colaboradores e visibilidade empresarial como referência. 

Por isso, por mais difícil que seja o trabalho de inclusão e diversidade nas empresas, o empresário Marcio Alaor de Araújo reforça que se trata de uma ação social que beneficia não somente o indivíduo contratado e incluso, como também o ambiente de trabalho, os demais colaboradores e o fluxo de resultados e crescimento da empresa. 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -
Ultimas Notícias

Aldo Rebelo afirma que censura em redes sociais é ‘talvez mais perigoso’ que fake news

O ex-ministro da Defesa, Aldo Rebelo (PDT), considera que um possível impeachment de ministros do Supremo Tribunal Federal não...