sábado, junho 25, 2022

O que seriam as ações ordinárias e qual a sua diferença quando compara as ações preferenciais?

Você já ouviu falar em ações ordinárias e preferenciais? Sabe como aumentam as possibilidades para quem procura investir em renda variável? O investidor imobiliário Valdir Agostinho Piran acredita que dentro do mercado financeiro há oportunidades diversas para todo o tipo de perfil de investidores. Entretanto, muito ainda se discute acerca das diferenças desses tipos de ações. Pensando nisso, se você possui interesse ou curiosidade no tema, siga a leitura do artigo até o final e compreenda melhor essas particularidades do mercado financeiro.

Ações ordinárias

De modo geral, as ações ordinárias são representadas pelo dígito 3 no final do código da ação e sua principal característica diz respeito ao direito dados aos acionistas de terem participação na empresa em que investem. Mas como funciona essa participação? Neste caso, o acionista tem o direito de participação de voto nas assembleias empresariais, assim, de certa forma, é possível opinar acerca do direcionamento administrativo da empresa.

E como o investidor dá início à aplicação nessas ações? De imediato, como considera o empresário Valdir Agostinho Piran, o acionista deve abrir capital na bolsa de valores, mediante um recurso denominado oferta pública inicial (IPO) — permitindo assim que parte das suas operações sejam negociadas na bolsa. Além disso, os investidores possuem o benefício de ter proteção a sócios minoritários, também chamado de tag along, que traz uma mudança no controle gerencial da empresa, possibilitando a venda de ações para o novo controle.

Ações preferenciais

Já se tratando das ações preferenciais, elas oferecem ao acionista a preferência acerca do recebimento de proventos — dividendos + jcp. Ademais, como assimila o investidor Valdir Agostinho Piran, essas ações possibilitam também a participação e voto nas assembleias da empresa, exceto se o estatuto negar.

E quais outras vantagens são oferecidas por essas aplicações? Como comenta o empresário Valdir Agostinho Piran, os investidores que aplicam em ações preferenciais possuem preferência no que tange o reembolso capital — em caso de falência ou liquidez da empresa. Por isso, caso haja fechamento da companhia, o acionista tem a possibilidade de recuperar parte daquilo que investiu.

Gostou de entender um pouco mais sobre esses dois tipos de ações? Saiba que todos os tipos de ações têm como principal função representar uma parte/fração do valor de uma empresa. Logo, esse processo de aplicação em ações beneficia também a própria empresa, uma vez que arrecadando dinheiro, consegue se valorizar e assim expandir as oportunidades de negociações.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -
Ultimas Notícias

Aldo Rebelo afirma que censura em redes sociais é ‘talvez mais perigoso’ que fake news

O ex-ministro da Defesa, Aldo Rebelo (PDT), considera que um possível impeachment de ministros do Supremo Tribunal Federal não...