quinta-feira, outubro 6, 2022

Faça anotações úteis e produtivas durante as aulas através dessas técnicas que te farão aprender melhor

O empresário Sergio Wilfrido Vasques Benitez, entusiasta de assuntos educacionais, acredita que para muitos estudantes, realizar anotações durante a aula é um verdadeiro desafio, especialmente no ensino médio, quando os professores já não possuem o costume de encher o quadro de conteúdos para serem copiados. 

Pensando nisso, aprender algumas técnicas a fim de melhorar essa habilidade pode ser ótimo àqueles que precisam de anotações para estudar depois. Por essa razão, se você tem interesse em saber quais são elas, este artigo é para você! A convite de nossa redação, o renomado Sergio Wilfrido Vasques Benitez listou aquilo que mais deu certo para ele na época em que estudava. Confira a seguir!

  1. Identifique as palavras-chave de determinado conteúdo

Não importa se trata-se de uma aula sobre gramática ou história do Brasil, a dica é somente uma: identifique as palavras-chave do conteúdo que está sendo explicado pelo seu professor. Isso te ajudará a nortear tanto a sua compreensão sobre aquela matéria, como aquilo que você precisa anotar exatamente. Dessa forma, você pode escrever tanto em tópicos, quanto em mapa mental. Bacana, não é mesmo?

  1. Anote somente aquilo que for importante para você

O empresário Sergio Wilfrido Vasques Benitez sabe que às vezes é realmente difícil identificar aquilo que é mais importante quando o assunto é realizar anotações. Por isso, uma dica para isso é filtrar explicações que respondam a questionamentos seus. Por exemplo, se o tema da aula é História do Brasil e você quer saber qual foi o ano em que o país foi descoberto, anote esse questionamento e, ao obter essa informação, anote-a também. Percebe como é prático?

  1. Não copie as falas do seu professor

Além disso, outro erro muito comum cometido por estudantes, ao realizar anotações, é copiar as falas do professor, ao invés de anotar assuntos importantes com as próprias palavras. Para Sergio Wilfrido Vasques Benitez isso não é eficiente, uma vez que você estará ensinando seu cérebro a apenas reproduzir falas e não a estudar e memorizar. Por isso, na hora de fazer suas anotações, tente sempre resumir aquilo que o professor está falando. 

  1. Anote de maneira organizada

Por fim, mas não menos importante, o amante dos estudos, Sergio Wilfrido Vasques Benitez, comenta que a organização também é essencial para que você realize boas anotações. Isso porque, além de anotar como forma de memorizar, as anotações também são o instrumento de estudo na hora de revisar as matérias, logo, tê-las organizadas te ajudará a entender do que se trata o conteúdo. 

Sendo assim, para fazer isso de forma eficiente, o renomado Sergio Wilfrido Vasques Benitez explica que há diversas técnicas que podem te ajudar, como a técnica clássica de anotações em tópicos, mapa mental e a técnica Cornell, que é muito utilizada atualmente, além de ser uma das queridinhas entre youtubers e influenciadores digitais de estudos. Basta pesquisar e aderir à melhor forma para você!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -
Ultimas Notícias

Aldo Rebelo afirma que censura em redes sociais é ‘talvez mais perigoso’ que fake news

O ex-ministro da Defesa, Aldo Rebelo (PDT), considera que um possível impeachment de ministros do Supremo Tribunal Federal não...