quinta-feira, outubro 6, 2022

Enem 2021: confira temas da atualidade que podem cair na redação

Está pronto para a prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021? Por mais que esteja preparado, ou não, ainda dá tempo de se atualizar sobre possíveis temáticas e treinar a escrita.

Convidamos Mary Sathler, professora de redação, para apontar possíveis temas. Confira:

Mantenha-se atualizado(a)
Para Mary Sathler, há uma característica comum que permeia os temas abordados na redação do Enem. Normalmente, a questão apresentada abrange aspectos sociais e políticos, exigindo do candidato um olhar atento aos acontecimentos em seu redor.

“O ensino à distância, por exemplo, foi uma questão que afligiu alunos e professores durante a pandemia, o que lhe alça à condição de tema potencial a ser abordado.”

Ela explica, “nesse caso, o candidato pode encaminhar sua argumentação a pontos mais emergentes, como os problemas de acesso a meios tecnológicos. Ou, ainda, a outros mais profundos, como a falta de preparação didático-pedagógica para que os professores extraiam todo o potencial das mídias eletrônicas aplicadas ao ensino.”

A professora também chama a atenção para as questões de saúde: “Penso que o núcleo temático de saúde pode ser abordado, assim como o saneamento básico, com ênfase às implicações que tangenciam a organização urbana e o adoecimento populacional.”

Outro eixo cogitado por ela é a ausência de acesso a um direito fundamental.

“O combate à fome entra como tema, trazendo potenciais abordagens sobre desnutrição, subnutrição e a violação de tantos outros direitos quando sequer é possível se alimentar de maneira adequada.”

Completando as apostas, por fim, “há outros caminhos plausíveis, como a questão ambiental, que pode trazer à luz temas como os maus-tratos aos animais, cujo tratamento implica no fortalecimento da legislação, da fiscalização e do sistema de punição.”

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -
Ultimas Notícias

Aldo Rebelo afirma que censura em redes sociais é ‘talvez mais perigoso’ que fake news

O ex-ministro da Defesa, Aldo Rebelo (PDT), considera que um possível impeachment de ministros do Supremo Tribunal Federal não...